Terceirização de serviços

Terceirização da segurança do trabalho nem sempre suficiente. a Redentor resolve.

Terceirização é a contratação de serviços por meio de empresa intermediária (interposta) entre o tomador de serviços e a mão-de-obra, mediante contrato de prestação de serviços. A relação de emprego se faz entre o trabalhador e a empresa prestadora de serviços, e não diretamente com o contratante (tomador) destes.

Como não existe vínculo de emprego entre ela e os trabalhadores contratados pelas empresas terceirizadas e tendo em vista a reforma trabalhista liberando qualquer atividade de ser terceirizada, a terceirização é vista como uma eficiente e eficaz alternativa para a empresa, proporcionando agilidade, simplicidade e competitividade às rápidas mudanças do mercado, ganhando liderança no negócio. Diante disso, constata-se que grande parte das empresas passaram a terceirizar boa quantidade de atividades, inclusive a de Segurança do Trabalho.

Nessa parte de Segurança do Trabalho, ao invés de manter um Técnico de Segurança do Trabalho em sua sede, as empresas contratam consultorias que prestam serviços tais como: Elaboração de PPRA, PCMSO, LTCAT, AET, PPRPS, Laudos de Insalubridade, Implementação e Treinamento da CIPA e realização de auditorias esporádicas.

Todavia, nessa terceirização, algumas questões importantes são prejudicadas, como ações preventivas e corretivas eficazes para manter a saúde e segurança do trabalho realmente de acordo com a legislação. Isso vai desde as coisas mais simples como: entrega e fiscalizações de utilização de EPI’s à questões mais abrangentes e graves, como análise das NRs, levantamento de necessidade, compra, instalação e fiscalização de utilização de EPC’s e outros equipamentos que garantem a segurança do ambiente e dos funcionários, inclusive aqueles relacionados à prevenção de incêndio.

As NRs referentes à Líquidos Inflamáveis e/ou Combustíveis são bastante específicas, e a grande parte dessas consultorias não estão familiarizadas ou são especializadas nas mesmas. Dessa forma, não são capazes de efetuar análises e laudos que apontem as reais necessidades de adequação da empresa e quais os melhores produtos para isso, e as indústrias e empresas muitas vezes ficam irregulares legalmente, passíveis de fiscalização, infrações e, pior ainda, de grande destruição por incêndios.

Para auxiliar nossos clientes e empresas/indústrias de qualquer setor interessada, a Redentor possui uma equipe de especialistas em prevenção contra incêndio e normas regulamentadoras para inflamáveis e/ou combustíveis, capacitados a realização de visita técnica para análise de riscos e adequação com a norma e indicação de medidas e produtos necessários para regularização.