Fumaça tóxica que interditou a Castello Branco

Saiba o porquê do incêndio em empresa de cloro que interditou a Castello Branco essa semana, ter gerado fumaça tóxica e como poderia ter sido evitado

Para os paulistas, a segunda semana de fevereiro começou de maneira bem turbulenta. Na segunda-feira 10, além de toda a tempestade, alagamentos e vias interditadas em várias cidades do Estado, inclusive e principalmente a capital, ainda um incêndio causou a interdição de uma das principais estradas de ligação entre a região metropolitana e o interior, a Castello Branco.

https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2020/02/castello-branco-e-interditada-por-incendio-em-industria-de-produto-toxico.shtml

Infelizmente, é muito frequente os incêndios em indústrias ou empresas e trazemos aqui sempre casos que possam alertar nossos clientes, parceiros e possíveis clientes de como a Redentor pode auxiliá-los a evitar que o próximo caso seja na sua empresa.

Esse caso ocorrido na segunda é bastante importante porque a empresa incendiada trabalhava com produtos químicos, em especial o cloro, que não é classificado como inflamável ou combustível, porém deveria ter os mesmos cuidados e equipamentos de prevenção porque em inúmeras circunstâncias pode causar combustão e dessa combustão gerar fumaça tóxica, como ocorrido.

A empresa trabalha com cloro granulado em grandes quantidades, o fogo começou após uma reação química, causada pela entrada de água na empresa.  O cloro é uma substância tóxica venenosa, e sua inalação pode inclusive ser fatal. Como já dito, não é inflamável e não é explosivo, mas ele é capaz de manter a combustão de certas substâncias. Reage explosivamente ou forma compostos explosivos com muitos produtos químicos e outros produtos orgânicos.

Na FISPQ (Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico) do Cloro verificamos a informação de que a maioria dos combustíveis poderá queimar em cloro, embora o gás não seja inflamável, e que nesses casos são produzidos produtos tóxicos.

O cloro derramado em água apresenta toxidez moderada e no ar toxidez alta. Se o material for derramado ou descarregado para a atmosfera, devem ser tomadas ações para conter os líquidos e prevenir descargas para riachos ou sistema de esgoto e controlar ou parar a perda de materiais voláteis para a atmosfera.

Por todos os motivos acima expostos, embora não seja classificado como inflamável e/ou combustível, o mais seguro é manter tal produto em Armários Corta-Fogo Redentor, bem como utilizar de containeres de segurança Redentor para a transferência, movimentação e descarte dos mesmos. No caso de armazenamento de cloro em grandes quantidades na forma líquida, é necessário sempre mantê-los sobre pallets e caixas de contenção Redentor, evitando assim que eventual vazamento contamine o solo. O Departamento Técnico da Redentor pode auxiliar em dúvidas e proteções adequadas.