Análise de Riscos x EPC – Como atender à ISO e às NRs

Toda organização deve fazer uma análise crítica do seu contexto e considerar os riscos inerente ao seu processo buscando se adequar ao requisito 6.1 da norma ISO 9001:2015 – Ações para abordar riscos e oportunidades

É importante considerar a alta relevância dos EPC’s, “Equipamento de Proteção Coletiva”, vez que a organização deve identificar e controlar os riscos evitando ou mitigando a possibilidade de acidentes de trabalho ou até de processos legais em geral, estando assim, também, em acordo com a norma regulamentadora NR 9 que discorre sobre PPRA – (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) e NR 4  do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) que discorre sobre uso de equipamento de proteção coletiva.

Segundo a NR 4, está do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) aplicada em saúde e segurança do trabalho (SST) para mitigar ou, se possível, eliminar os riscos inerentes em todos os ambientes e processos de uma organização.

Além das supracitadas, duas normas regulamentadoras são muito relevantes no que diz respeito à análise de risco. São elas NR 12 e NR 20.

NR12 – Segurança no trabalho em máquinas e equipamentos: Esta Norma Regulamentadora e seus anexos definem referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores, e estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos, e ainda à sua fabricação, importação, comercialização, exposição e cessão a qualquer título, em todas as atividades econômicas.

NR20 – Segurança e saúde no trabalho com inflamáveis e combustíveis: Esta Norma Regulamentadora estabelece requisitos mínimos para a gestão da segurança e saúde no trabalho contra os fatores de risco de acidentes provenientes das atividades de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis.

As organizações devem buscar no mercado informações técnicas que possam ajudar a identificar os possíveis riscos que em muitas vezes não são facilmente perceptíveis ou não nos atentamos no cotidiano. Por isso, é de extrema importância que, ao analisar os ricos com base no Item 6.1 da norma de gestão da qualidade ISO 9001:2015, a organização busque de forma imparcial enxergar as reais fontes de riscos e os impactos dos mesmos. Um fator que pode auxiliar neste ponto é buscar no mercado parceiros que tenham experiência e know-how para fornecer produtos e equipamentos já certificados e que tenha uma capacidade e apoio técnico para oferecer, tal como a Redentor.

Na Redentor você conta com uma equipe de especialistas de Segurança, em principal na prevenção de incêndio oriundos de transporte, manuseio e armazenamentos irregulares de inflamáveis e/ou combustíveis, que podem auxiliar na identificação dos riscos e das soluções para os mesmos com produtos da melhor qualidade, certificados, testados e aprovados.

Entre em contato para mais informações.