Evitando incêndios e explosões com abafadores corta faísca

Leia o artigo da equipe Redentor e saiba mais como um abafador corta faísca pode prevenir incêndios e explosões.

Muito se fala em EPC (Equipamentos de Proteção Coletiva), mas poucos conseguem identificar quais são esses equipamentos e quais as finalidades deles. Os EPCs existem dos mais variados tamanhos e formatos, sendo todo equipamento que atinja como objetivo proteger os trabalhadores de maneira ampla, coletivamente, bem como o ambiente de trabalho.

Os abafadores corta faísca, por exemplo, não são apenas EPCs mas também Equipamentos de Proteção Ambiental, vez que tem como finalidade reter as partículas incandescentes provenientes de motores e combustão que podem originar incêndios. O corta faísca deve ser utilizado em qualquer local suscetível à incêndio, seja nas áreas de armazenamento e/ou transporte de combustíveis, inflamáveis ou explosivos.

Um fato pouco conhecido é que muitas substâncias sólidas se tornam explosivas quando na forma de partículas de pó fino suspensas no ar. Sejam orgânicos (Açúcar, Amido, Leite em pó, fertilizantes, carvão, madeira, papel, etc), orgânicos sintéticos (plásticos, tinturas, espumas, etc) ou metais (Alumínio, Magnésio, Zinco).

Os abafadores corta faísca devem ser conectados em escapamentos de veículos durante a carga e descarga de materiais em locais de risco de explosão, como estabelecimentos que contenham quaisquer dos produtos acima citados, como grãos, açúcar, leite em pó, fertilizantes, madeira, papel, gases inflamáveis, etc.

Isso porque os abafadores eliminarão as faíscas provenientes dos gases dos motores à combustão, por meio das aletas internas e da tela corta chamas, impedindo assim o contato com as substâncias no ar potencialmente explosivas, e, consequente possível explosão e/ou incêndio.

Explicando um pouco melhor, as aletas internas atuam para interromper as possíveis faíscas, permitindo somente o escape dos gases. A tela corta chamas, por sua vez, não possibilita a passagem de labareda, também conhecida como “língua e fogo”. A instalação é muito simples, basta encaixar o abafador corta faísca no escapamento, segurando pelo cabo de baquelite, que é isolante térmico, o que evita queimaduras durante a retirada do abafador do escapamento. A fixação é feita por fuso, que, quando movimentado faz com que a manopla acione os braços de fixação no seu interior.

A Redentor possui uma vasta linha de abafadores corta faísca, em diversos modelos, permitindo a fixação de variados tipos de escapamento. Consulte os modelos em nosso portfólio de produtos no site, e em caso de dúvida, entre em contato com nossa equipe de vendas.