As Cores e a Segurança do Trabalho

Saiba mais sobre a utilização de sinalização de cores e segurança do trabalho neste artigo da equipe Redentor.

Alguns clientes nos questionam o porquê da cor vermelha nos Armários de Linha para Inflamáveis e/ou Combustíveis. Na verdade, não é apenas uma escolha de uma cor qualquer, mas é o cumprimento de normas de segurança. A NR 26Sinalização de Segurança, prevê a obrigatoriedade da adoção de sistema de cores para sinalização no local de trabalho, e estabelece padrões quanto à utilização dessas cores com a finalidade de indicar e advertir acerca dos riscos existentes, prevenir acidentes, identificar os equipamentos de segurança, etc.

A sinalização de segurança é obrigatória para todos os tipos de empresas, independentemente da quantidade de trabalhadores, e é fundamental a presença de indicações de perigos, riscos, guias de localização e caminhos a serem traçados. É uma forma de comunicação com os trabalhadores para alertar quanto às ameaças existentes no ambiente de trabalho. As cores estimulam a nossa percepção, porém devem ser utilizadas o mínimo possível, para evitar a distração e confusão.

Assim, devem ser adotadas cores para segurança em estabelecimentos ou locais de trabalho, a fim de indicar e advertir acerca dos riscos existentes. As cores utilizadas nos locais de trabalho para identificar os equipamentos de segurança, delimitar áreas, identificar tubulações empregadas para a condução de líquidos e gases e advertir contra riscos, devem atender ao disposto nas normas técnicas oficiais.

Vermelho: Identifica os equipamentos de proteção e combate a incêndio. Também caracteriza a proibição.

Laranja: Indica perigo em partes móveis de máquinas e equipamentos, canalizações de ácidos, parte interna de caixas protetoras de dispositivos elétricos.

Amarelo: Tenha cuidado. É indicado para situações com muito risco e que requer enorme atenção.

Verde: Caracteriza segurança. São avisos, guia de localizações, macas, entradas de salas de emergência.

Azul: Indica ações obrigatórias e informações. Avisos contra uso e movimentação de equipamentos.

Branco: Faixas de localização, direção, circulação.

Preto: Canalizações de inflamáveis, combustíveis de alta viscosidade. O preto poderá ser usado em substituição ao branco, ou combinado a este, quando condições especiais o exigirem.

Diante do exposto, sendo o Armário Standard e Gabinete para Inflamáveis e Combustíveis, equipamentos de proteção coletiva e combate à incêndio, a cor adequada a ser utilizada é a vermelha.