Qual o valor do prejuízo de um incêndio em uma empresa?

Um incêndio em uma empresa, seja ela do ramo que for, é, em geral um acidente de graves proporções, muitas vezes catastróficas

O primeiro objetivo de se ter medidas de segurança contra incêndio é o de diminuir o risco à vida Humana, se evitar que sejam perdidas vidas humanas, prejuízos intangíveis e irreparáveis. Ainda que se tenha sorte de um incêndio ocorrer sem qualquer vítima fatal ou mesmo de feridos, um incêndio em uma Empresa, Indústria ou Estabelecimento Comercial, certamente trará enormes prejuízos financeiros, que, dependendo da dimensão do incêndio, podem ser irreversíveis, levando muitas vezes a empresa ao seu fechamento permanente. E é sobre este assunto que a Redentor aborda neste artigo.

Na rotina do dia a dia, muitas vezes não calculamos a extensão que um incêndio pode atingir em uma empresa e dos danos que pode causar. O fogo pode avariar, ou até mesmo destruir por completo diversas áreas/produtos essenciais para a empresa ou até mesmo todos ao mesmo tempo, desde: estoque de matéria Prima, Máquinas e Ferramentas, estoque de Produto Final acabado, toda a documentação e informação de uma empresa física e até mesmo digital (se o servidor for local), a edificação propriamente dita,  e, ainda que nada disso seja atingido ou destruído de fato pelo incêndio, ao temos o tempo em que a empresa ficará parada/fechada, sem produzir, já traz prejuízos financeiros enormes em lucros cessantes.

Essas informações não são de fato novidades, sabemos que é possível ocorrer a destruição de algumas ou todas esses itens elencados acima em caso de incêndio, mas será que temos noção do impacto financeiro que isso pode gerar? Para uma assertividade, cada empresa precisa ter contabilizado ou melhor, valorizado todos os seus bens, e, ainda assim, é possível que tenham prejuízos impossíveis de serem contabilizados ou previstos.

De qualquer forma, apenas para ilustrar e exemplificar o tamanho de um prejuízo que um incêndio pode ocasionar em uma empresa, basta relembrar alguns incêndios que ficaram famosos e analisar alguns dos prejuízos apontados na mídia: No dia 29/01/2018, em Brotas, um incêndio destruiu 61 ônibus da empresa Salvador Norte que estavam estacionados em uma garagem. Sem seguro, o prejuízo contabilizado na época pelo Diretor da empresa Marcelo Santana foi de aproximadamente R$ 12 milhões de reais.

Em Outubro de 2018, em Hortolândia, um incêndio de grandes proporções atingiu a indústria farmacêutica EMS. Muito embora o fogo tenha sido controlado, e todos evacuados a tempo, sem qualquer ferido, a estrutura lateral do prédio desabou, 15 mil m² foram atingidos pelo fogo, e o mesmo ficou interditado, com as produções interrompidas por 2 dias. Apenas nesses dois dias, a empresa deixou de fabricar mais de 4 milhões de unidades de medicamentos, o que ocasionou um prejuízo não apenas para a Empresa mas para toda a população que utiliza esses medicamentos.

Mais recentemente, no dia 19/03/2019, as chamas de um incêndio que durou mais de 2 dias, consumiram 60% da fábrica de colchões Ortobom, em Salvador. Além dos prejuízos da própria fábrica, a empresa ainda teve que arcar com o prejuízo do estacionamento ao lado da fábrica, que também foi atingido pelo fogo e que abrigava 16 caminhões de empresas terceirizadas responsáveis por fazer o transporte dos colchões, e outros 20 imóveis no entorno da fábrica que também foram atingidos.

Todos esses casos acima relatados, tiveram a felicidade de não terem vítimas fatais, e, mesmo assim os prejuízos financeiros e psicológicos já foram imensos. Será que se ocorresse um incêndio da sua empresa, ela teria condições financeiras para arcar com esses prejuízos e se recuperar?

Para não correr esse risco, é preciso tomar todas as medidas de Segurança contra incêndio possíveis, não apenas ter extintores, mas também possuir produtos que cessem as chamas ou impeça que elas se alastrem, produtos que evitem que explosões aconteçam, diminuindo a gravidade dos danos. A Redentor está apta a ajudar com as medidas de segurança e produtos corta-chamas ou anti-explosão. Fale com um de nossos Consultores Técnicos.