Prevenção de contaminação do solo: pallets e caixas de contenção

Como evitar a contaminação do solo durante o transporte de Líquidos Inflamáveis e Combustíveis? Saiba mais sobre Pallets e/ou Caixas de Contenção da Jedal-Redentor.

Existem diversos tipos de Substâncias e Líquidos que são nocivos/perigosos ao ambiente, sendo que, a penetração no solo causa a sua contaminação, comprometer a saúde humana, animal e vegetal. Dentre essas substâncias estão os líquidos inflamáveis e/ou combustíveis e outros que também são perigosos. Essas substâncias químicas levam à poluição do solo e, direta ou indiretamente, à poluição da água e do ar. E é sobre como prevenir a contaminação do solo com pallets e caixas de contenção da Jedal-Redentor que nossa equipe aborda neste artigo.

Há vezes em que a contaminação do solo se dá pelo descarte indevido dessas substâncias em locais não destinados, por outras vezes, a contaminação ocorre pelo simples contato das substâncias no solo, oriundo de um derramamento ou vazamento ou até respingo dos líquidos que estavam armazenados ou sendo transportados dentro de recipientes.

Mas se eu tenho armazenamento ou manuseio de líquidos inflamáveis e/ou combustíveis, não basta apenas estarem em um tambor ou Container IBC? Não. Porque esses recipientes, como tambores ou IBC não devem estar em contato diretamente com o solo, não devem estar alocados diretamente sobre o solo. Isso porque é possível que ocorram pequenos ou grandes vazamentos desses líquidos armazenados, e, caso entrem em contato com o solo, irão contaminá-lo.

Para evitar essa poluição do solo, existem os Pallets de Contenção Jedal-Redentor, que possuem capacidade de reter o conteúdo dos tambores ou Containeres no caso de vazamento, facilitam a remoção do líquido do interior dos mesmos pós vazamento e, ainda, facilitam a movimentação e manuseio dos Tambores e Containeres de IBC sem risco de contaminação do solo. Além disso, há casos que mesmo com o vazamento dos líquidos, o uso do pallet contentor possibilita o reaproveitamento dos mesmos, reduzindo os custos da empresa com desperdício.

A Redentor possui uma vasta linha de Pallets e/ou Caixas de Contenção, que podem ser para abrigar Tambores (para 1, 2 ou 4 tambores) ou também os específicos para Containeres IBC de 1000L (para 1 e para 2 IBCs), existindo as opções dos fabricados de Aço Carbono ou de Polietileno, e também possuímos os Pallets Modulares que se encaixam de maneira a melhor organizar o ambiente dependendo do espaço que se tem.

Se o armazenamento dos Líquidos se der em apenas 1 tambor de 200L, é possível que a contenção e a proteção desse tambor seja feita pelo Abrigo para Tambor, também denominado Spill Drum, que além da contenção, possui outras vantagens como: ser resistente à corrosão; auxiliar no transporte com segurança de tambor danificado; evitar a evaporação de gases, assegurando que o operador não inale o produto; e ainda, em caso de vazamento o Líquido que será contido por ele, poderá ser utilizado, evitando o descarte e a utilização de absorvedores.

Se você tem armazenamento de líquidos inflamáveis e /ou Combustíveis em sua Empresa, Estabelecimento ou Residência, verifique em nossa Linha de Produtos quais Pallets ou Caixas de Contenção são os ideais para sua situação. Entre em contato com a equipe Redentor!