Medidas de segurança de líquidos inflamáveis

Leia o artigo da Redentor e confira o nosso checklist de medidas de segurança de líquidos inflamáveis.

Em ambientes industriais, é comum que hajam muitas preocupações quanto à asseguração das medidas de segurança exigidas em instalações que utilizam combustíveis inflamáveis, solventes ou produtos químicos. Neste sentido, a gestão destas indústrias pode questionar-se sobre como identificar possíveis violações e falhas. E é sobre este assunto que a Redentor, especialista em medidas de segurança para indústria, aborda neste artigo.

Uma boa maneira para identificar as violações de segurança em instalações que utilizam combustíveis inflamáveis, solventes ou produtos químicos, seria a chamada “lista de verificação rápida”, que possui o principal intuito de identificar as falhas de segurança mais comuns em relação ao manuseio, transporte e armazenamento de líquidos e combustíveis que apresentam risco à saúde humana e ao meio ambiente.

A primeira consiste em estar atento a tudo ao redor. Caso perceba líquidos inflamáveis, combustíveis e perigosos armazenados em recipientes abertos, saiba que isso viola os regulamentos da OSHA e da Agência de Proteção Ambiental. Todos os líquidos perigosos devem ser armazenados em recipientes funcionalmente fechados. Certifique-se de que as tampas desses recipientes sejam fechadas adequadamente e repare ou substitua os recipientes conforme necessário.

Neste sentido, para cumprir os regulamentos da ABNT e OSHA, líquidos inflamáveis e combustíveis devem ser armazenados em uma solução de segurança aprovada pela FM Global. Os containers de segurança que estiverem em serviço devem ser inspecionados para garantir que as tampas funcionem e fechem de forma eficaz. Neste sentido, substitua todos os containers de segurança que não funcionem mais corretamente.

Ademais, procure por panos mergulhados em fluido. Eles podem representar um risco de incêndio se forem deixados ao redor ou não forem descartados em recipientes aprovados. Use contêineres de resíduos oleosos aprovados pela FM. Certifique-se sempre de esvaziar os recipientes no final de cada turno ou noite, em um recipiente de segurança localizado fora do prédio.

Além disso, é importante questionar-se sobre a presença de outros resíduos combustíveis em recipientes abertos ou transbordando no local. Caso existam, substitua estes recipientes por recipientes de resíduos aprovados. Isso é importante para o plano de prevenção de incêndio da sua operação.

O armazenamento do tambor geralmente indica o armazenamento de líquidos inflamáveis, combustíveis ou perigosos em massa. Para a conformidade com a EPA, certifique-se de escolher um pallet de proteção contra derrames para suas necessidades. Para aplicações internas, escolha um pallet de derramamento de polietileno ou metal. Baseie sua decisão na compatibilidade química. Se você possui armazenamento de bateria, não o deixe ao ar livre. Um pallet coberto pode oferecer proteção contra derrames e proteger o seu cárter do transbordamento devido à chuva conforme exigido por um plano de prevenção de derrames responsável.

O armazenamento de líquidos inflamáveis e combustíveis em Tambores, deve incluir uma ventilação de segurança e alívio em cada tambor para garantir a conformidade da OSHA. Estão disponíveis Armários Corta fogo para tambores horizontais ou verticais. E caso a sua operação requeira a dispensação de líquidos inflamáveis e combustíveis a partir de um tambor horizontal através de uma torneira, você precisa de uma torneira de autofechamento aprovada (exigida pela OSHA).

Os armários de segurança inflamáveis aprovados ajudam a organizar líquidos inflamáveis e combustíveis, aumentam a quantidade de líquidos inflamáveis e combustíveis armazenados em uma área e fornecem uma margem de saída segura de uma área pelo pessoal em caso de incêndio. Substitua os armários de segurança existentes se as portas não operarem corretamente ou se foram modificadas.

Ademais, os resíduos deverão ser dispensados e coletados devidamente por empresas especializadas e regularizadas com CADRI. Ao seguir esta lista de verificação, você pode neutralizar riscos e violações de segurança mais comuns, o que tornará sua operação muito mais segura. Caso precise de ajuda para encontrar o melhor recipiente para sua operação, consulte um consultor técnico Redentor.

Open chat
Solicite seu orçamento!
Olá tudo bem?

Você pode solicitar seu orçamento e cotação por aqui!