Fábrica destruída por incêndio em Itu está há dois anos sem Auto de Vistoria, diz Bombeiros

Fogo destruiu empresa no fim de semana. Parte da fábrica voltou a funcionar nesta segunda-feira (27). Ninguém ficou ferido.

Parte da fábrica atingida por um incêndio no fim de semana em Itu (SP) voltou a funcionar nesta segunda-feira (27). O Corpo de Bombeiros confirmou que há dois anos a empresa funciona sem o Auto de Vistoria.

Alguns galpões da empresa, que fabrica revestimentos de carros, foram destruídos pelo fogo. Ninguém ficou ferido.

O prédio ficou totalmente destruído pelo fogo. Imagens aéreas mostram o tamanho do estrago (veja na foto acima). Por pouco as chamas não atingiram as casas vizinhas.

Por causa da fumaça, e do risco, os moradores tiveram que ficar na rua enquanto o incêndio não era controlado.

Segundo o Corpo de Bombeiros, foram os vizinhos que registraram quando as chamas começaram. Além dos galpões, um caminhão também ficou destruído. Quatro pessoas trabalhavam quando o incêndio começou na linha de produção.

Técnicos da Cetesb fizeram uma visita ao local para verificar o tipo de resíduo gerado pelo fogo e as medidas que vão ser adotadas na área.

Materia Site G1 (https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundiai/noticia/2018/08/27/parte-de-fabrica-atingida-por-incendio-em-itu-volta-a-funcionar.ghtml)

A.V.C.B (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) é o documento emitido pelo Corpo de Bombeiros da Policia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP) certificando que, durante a vistoria, a edificação possuía as condições de segurança contra incêndio (É um conjunto de medidas estruturais, técnicas e organizacionais integradas para garantir a edificação um nivel ótimo de proteção no segmento de segurança contra incêndios e pânico.), previstas pela legislação e constantes no processo, estabelecendo um período de revalidação.

Se divide em 2 principais tipos: AVCB Renovação ou AVCB Implantação.

PROCEDIMENTO PARA A EMISSÃO DO AVCB OU RENOVAÇÃO.

Vistoria no local;

Analise do Projeto ou Confecção caso seja implantação.

Implantar medidas de melhoria “Caso seja necessário conforme as IT´s do Corpo de Bombeiros”.

Emissão dos atestados conforme ramo de atividade;

Emissão dos laudos conforme ramo de atividade;

Treinamento de Brigada de Combate a Incêndio e Emissão do Atestado.

Em que casos são obrigatórios o AVCB.

I – construção e reforma;
II – mudança da ocupação ou uso;
III – ampliação da área construída;
IV – regularização das edificações e áreas de risco;
V – construções provisórias (circos, eventos, etc.).

Em que casos não é obrigatório o AVCB.

 I – residências exclusivamente unifamiliares;
II – residências exclusivamente unifamiliares localizadas no pavimento superior de ocupação mista, com até dois pavimentos e que possuam acessos independentes.

A obtenção do AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros é imprescindível para a regularização da edificação comercial de qualquer empresa, alem de ser um dos requisitos mínimos para a obtenção do alvará de funcionamento, dentre outros documentos. Deve-se levar em consideração também que não se trata somente de um papel comum, e sim um documento emitido por um órgão especialista no assunto “Combate à Incêndio” atestando que a edificação em questão possui as medidas minimas de segurança contra incêndio e Pânico.

Open chat
Solicite seu orçamento!
Olá tudo bem?

Você pode solicitar seu orçamento e cotação por aqui!