Como realizar o aterramento de Armários Corta-Fogo

Para garantir a segurança em suas instalações, é importante eliminar a chance de uma descarga elétrica enquanto manipula fluidos inflamáveis. Se a sua intenção é distribuir líquidos inflamáveis ou combustíveis de um recipiente mantido dentro do Armário Corta-Fogo, é importante que realize antes o aterramento. Como prática nas indústrias, nós recomendamos aterrar o armário quando dispensar líquidos inflamáveis e combustíveis evitando qualquer risco de combustão por descarga elétrica.

Ao aterrar um armário corta-fogo, são necessárias algumas considerações externas a serem feitas.

Para o aterramento do armário, localize o ponto que se encontra o “parafuso terra” do armário. Geralmente estão fixados nas laterais do armário. Usando uma ferramenta adequada, afrouxe o parafuso. Anexe o fio de aterramento e aperte o parafuso. Anexe a outra extremidade do fio terra a um barramento terrestre ou barra de aterramento. Sugerimos também consultar a NR de Eletricidade para obter mais informações.

Ao distribuir líquidos dentro de um armário corta-fogo, atente-se aos detalhes de segurança.

1. Ligação entre a lata de segurança e o tambor.

2. Ligação entre o tambor e o orifício de ventilação superior.

3. Fio terra devidamente aterrado conforme explicado acima.

É importante garantir uma boa continuidade através do contato metal-metal quando anexar os fios terra. Com produtos pintados (tambores), você vai ter que remover alguma tinta para entrar em contato com metal. Mexa o grampo até ter certeza de que o grampo atravessa a pintura e entre em contato com o metal.

Após realizar o aterramento do Armário Corta-Fogo Redentor, certifique-se de que o armário está seguro bem como todos os demais itens de segurança estejam devidamente checados, em seguida, inicie o procedimento de distribuição de líquidos conforme a necessidade. Seguindo estas diretrizes, além do cumprimento das leis de segurança você preserva a vida de operadores e demais envolvidos na operação.

Para maiores informações sobre características técnicas de nossos Armários Corta-Fogo entre em contato com os consultores técnicos da Redentor, marca de segurança.