A NR 20 e os produtos Redentor

Em outubro de 2018, o Ministério do Trabalho alterou a Norma Regulamentadora 20 – Segurança e Saúde do Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis.

Das modificações realizadas nessa Revisão a mais relevante parece ser as duas novas atividades acrescentadas no rol das instalações Classe I, contidas na Tabela 1, do item 20.4.1, no subitem “a”: Atividades de distribuição canalizada de gases inflamáveis em instalações com Pressão Máxima de Trabalho Admissível – PMTA limitada a 18,0 kgf/cm2 (Item a.2); e Atividades de distribuição canalizada de gases inflamáveis em instalações com Pressão Máxima de Trabalho Admissível – PMTA acima de 18,0 kgf/cm2 (Item a.3).

A NR 20 é importante por tratar das regras que precisam ser seguidas para a Saúde e Segurança do Trabalho quando o mesmo envolver Inflamáveis e Combustíveis.

Nesse contexto, o artigo 20.5.2.3, que determina que “O projeto deve incluir o estabelecimento de mecanismos de controle para interromper e/ou reduzir uma possível cadeia de eventos decorrentes de vazamentos, incêndios ou explosões.”

Os armários corta-fogo da Redentor são fabricados exatamente como descrito acima, pois possui: bandeja de contenção; Sistema corta-chamas; Sistema de ventilação nas laterais com tampa roscada de 2” NPT, com sistema corta-chamas; Fechadura com três pontos; Dobradiça tipo piano.

Esse produto, evita o derramamento de líquidos no solo/piso; Evita a propagação do fogo em caso de incêndio; Possibilita a conexão do exaustor, quando requerido; Melhora a vedação das portas; Possibilita pontos de fixação em toda extensão das portas, maior vida útil em relação às dobradiças comuns, e ainda, obstruindo a passagem do fogo; Elimina os efeitos da eletricidade estática, evitando faíscas que possam provocar explosões.

Sendo assim, os Armários da Redentor são fabricados com mecanismos de controle para interromper e/ou reduzir uma possível cadeia de eventos decorrentes de incêndio explosões e vazamentos, de que cita a cláusula 20.5.2.3 da NR20.

Obs: as normas sofrem alterações sem aviso prévio. Em caso de dúvidas, consulte-nos.