PROTEÇÃO X PREVENÇÃO CONTRA INCÊNDIO

Todos estamos sujeitos a sofrer acidentes, seja  no ambiente familiar, profissional ou social. Quando se trata de incêndio, todavia, as consequências são destrutivas, para o meio ambiente, patrimônio, integridade física e até a vida.

Dessa forma, para qualquer local de intensa circulação (residencial, profissional, corporativo, laboratorial ou comercial, etc) são exigidas medidas de PROTEÇÃO e PREVENÇÃO contra incêndios, previstas em leis e normas de segurança, como a NR-20 da portaria 321, ABNT NBR 17505 e UL 1275, dentre outras.

 

– PROTEÇÃO: itens que auxiliam a proteger (apagar o fogo, evacuar o local, etc), não evitam que o incêndio se inicie, mas uma vez iniciado, são eficazes para o controle e proteção do local e pessoas presentes. São eles:  extintores de incêndios, a sinalização em corredores e vias de acesso e a presença de rotas de fuga, dentre outros.

– PREVENÇÃO: ações e equipamentos que visam evitar que incêndio aconteça, ou que se agrave/alastre e tome proporções maiores, como os armários-corta fogo, containeres de segurança, dentre outros.

Na verdade, os armários corta-fogo são equipamentos de proteção e prevenção ao mesmo tempo, vez que armazenam produtos que podem causar ou contribuir para um incêndio (tais como: inflamáveis, combustíveis, produtos químicos e até mesmo papéis), e sua vedação e sistema corta-chamas previnem que faíscas (de um curto circuito por exemplo) se tornem incêndios, ou isolam o fogo do lado de fora, impedindo que o contato com o produto armazenado cause combustão, alastrando o incêndio ou causando explosão.

Assim os armários corta-fogo também protegem os produtos, documentos e objetos guardados dentro deles, bem como o patrimônio e as pessoas ao redor, além do meio ambiente.

São comumente encontrados em áreas laboratoriais, industriais, hospitalares, porém também são indicadas a todos os ambientes, sendo em alguns casos até obrigatórios.

A Redentor possui uma linha vasta de Armários para armazenagem e proteção de variados produtos (inflamáveis/combustíveis, ácidos/corrosivos, tambores, pasta suspensa para documentos). Confira aqui em nosso site ou baixe o catálogo eletrônico.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.