Festas de final de ano aumentam riscos de incêndios em empresas e indústrias

Final de ano nos remete a festas, confraternizações, férias coletivas e fogos de artifício. Tudo parece maravilhoso, até percebermos os riscos que as indústrias correm nesse período.

Muitos não se dão conta que a época de festas é a época que as empresas e indústrias mais ficam vulneráveis em relação à incêndio e por esse motivo sempre aconselhamos nossos clientes a se prevenirem antes adquirindo os produtos Redentor.

Com a quantidade imensa de fogos de artifício e rojões soltos nas festas de final de ano, muitos de maneira inadequada e contrários às normas existentes, aumenta-se muito a quantidade de acidentes.

Normalmente destacam-se os riscos físicos das vítimas iminentes, que são as pessoas na linha dos fogos e que, via de regra, sofrem queimadas graves. Porém muito pouco se fala dos danos materiais, dos prejuízos ao sistema de distribuição da rede elétrica e incêndios em geral que aumentam em até 30% nas épocas de utilização de fogos de artifício.

Além da maior probabilidade de incêndios nessa época, ainda há um agravante, a ausência ou dificuldade de controle da expansão do fogo. Isso porque, nessa época de final de ano, a grande maioria das empresas e indústrias estão em férias, e, portanto, sem pessoas suficientes para controlar o fogo, pois muitas vezes até os vigilantes perceberem o fogo já se espalhou. Além disso, é mais difícil também uma rápida atuação dos bombeiros, tendo em vista a quantidade de ocorrências do tipo em uma mesma noite.

Por esse motivo, a Redentor sempre orienta seus clientes a terminarem o ano com suas indústrias, empresas e depósitos já seguros com armários corta-fogo e outros produtos que evitam explosões e inibem o alastramento do fogo.

Um case real de cliente nosso ocorrido há alguns anos, que, tendo em vistas os altos gastos de final de ano, optou por deixar a aquisição desses produtos para Janeiro e, nas festas de final de ano viu sua fábrica de papel e celulose ser destruída por um incêndio causado pro fogos de artifício e balões, que começou às 0h25 do dia 01/01/2016 e só conseguiu ser controlado às 06h30 desse mesmo dia. Por sorte, apenas a equipe de segurança estava no local quando as chamas começaram e todos conseguiram deixar o imóvel sem ferimentos, porém as consequências e prejuízos materiais foram devastadores.

Histórias como essas são muito comuns e acompanhamos todos os anos nos noticiários:

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2016/01/incendio-atinge-fabrica-de-papel-na-zona-leste-de-sao-paulo.html

https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/fogos-de-artificio-causam-incendio-em-madeireira-e-bombeiros-sao-chamados-em-mt.ghtml

Para evitar que a sua empresa, indústria ou estabelecimento comercial fique desprotegido durante todo o ano e, principalmente na época de final de ano, utilize os produtos Redentor, em especial nossos armários corta-fogo, pallets de contenção e containeres anti-explosão.