[vc_row full_width=”stretch_row” css=”.vc_custom_1570821968006{padding-top: 33px !important;}”][vc_column][vc_custom_heading text=”Segurança, Gestão e Descarte de Resíduos Químicos” font_container=”tag:h2|font_size:30|text_align:left|color:%233d3d3d” google_fonts=”font_family:Maven%20Pro%3Aregular%2C500%2C700%2C900|font_style:700%20bold%20regular%3A700%3Anormal”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

Neste artigo, a equipe da Redentor fala sobre Segurança, Gestão e Descarte de Resíduos Químicos. Leia mais!

A quantidade de resíduos químicos gerados por laboratórios e processos industriais é gigantesca. Em muitos casos, essas substâncias precisam passar por procedimentos especiais de coleta, transporte e descarte, de modo a evitar que ofereçam riscos ao meio ambiente e à saúde pública. A Gestão de Resíduos químicos consiste no controle tanto administrativo quanto operacional, de todo o processo pelo qual o resíduo passa, desde a alocação pós-geração, até o tratamento final.

No caso dos laboratórios farmacêuticos, o manejo de medicamentos e resíduos saneantes é muito alto. Esses produtos podem oferecer um alto grau de periculosidade e, por isso, é indispensável que todos os funcionários que lidam com essas substâncias sigam normas de segurança específicas. Bem como que as empresas adotem a utilização de EPCs específicos para armazenamento, transferência e transporte de Produtos Químicos, tais como Containeres, Armários, e Pallets e Carrinhos de contenção da Redentor. O mesmo vale para a indústria de cosméticos, que também usa diversos tipos de produtos químicos em suas composições.

Se o momento da produção já exige muitos cuidados com a segurança, o descarte não poderia ser diferente. Nesse sentido, toda empresa e indústria que produz resíduos químicos tem a obrigação de dar a eles a destinação correta, de modo que suas atividades não ofereçam riscos à comunidade e nem afetem o meio ambiente de maneira negativa. O descarte incorreto de resíduos químicos em laboratórios agride a natureza por meio da contaminação do solo e da água. Como consequência, todos os seres vivos estão sujeitos a intoxicações graves, o que pode afetar o ecossistema e a sociedade como um todo. O tratamento correto dessas substâncias, portanto, é uma medida básica de segurança e sobrevivência.

Uma boa gestão de resíduos químicos abrange: Um local adequado para os resíduos; Transporte seguro com a utilização de equipamentos especializados; Uma destinação correta, cumprindo todas as exigências legais para a preservação ambiental; Controle de receptores – Os resíduos não serão enviados à empresas que não cumprirem as exigências; Assistência na adesão e/ou renovação do Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental (CADRI), ao longo de todo o processo.

O grande problema enfrentado pela maioria das empresas consiste justamente na dificuldade em fazer um descarte adequado. Contratar uma empresa especializada em realizar este tipo de ação é a solução mais apropriada para a maioria dos casos, pois garante um serviço de qualidade e executado com segurança.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row css=”.vc_custom_1571055962483{padding-bottom: 20px !important;}”][vc_column][vc_btn title=”VOLTAR” style=”custom” custom_background=”#3a603e” custom_text=”#ffffff” shape=”square” size=”sm” link=”url:https%3A%2F%2Fredentor.ind.br%2Fartigos-jedal-redentor|title:Artigos||”][/vc_column][/vc_row]