Segurança no trabalho

Ao contrário do que alguns empreendedores e empresas imaginam, o investimento em segurança no trabalho vai muito além do que um mero gasto que visa a adequação da instituição às legislações vigentes. Na realidade, a segurança do trabalho possui influência direta sobre a produtividade, um dos fatores mais importantes para o desenvolvimento de um negócio. Pensando nisso, a Redentor desenvolveu este artigo sobre.

A relação entre segurança no trabalho e produtividade se dá pela necessidade de que, dentro do ambiente produtivo, os funcionários e colaboradores sintam-se confortáveis, seguros e verdadeiramente engajados. Isto ocorre porque quedas na produtividade são capazes de trazer consequências negativas ao empreendimento.

Visando minimizar e evitar acidentes ocorridos no ambiente de trabalho, o conceito  pode ser entendido como uma ciência que estuda meios de proteger os trabalhadores em seu ambiente profissional, além de promover a saúde de forma geral, oferecendo melhor qualidade de vida aos funcionários de uma determinada empresa.

No Brasil, é definida por normas e leis e descrita como Serviço Especializado em Engenharia em Medicina do Trabalho (SESMT), regulamentada em uma portaria do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Norma Regulamentadora nº 4 (NR-4), além das convenções internacionais da Organização Internacional do Trabalho (OIT), ratificadas pelo Brasil.

Além disso, ao contrário do que muitos imaginam, as normas do trabalho não são necessárias somente em segmentos profissionais de alto risco. Alguns atributos como os equipamentos de prevenção de incêndios, por exemplo, devem estender-se a todo e qualquer tipo de ambiente onde haja uma grande circulação de pessoas.

Além disso, ao contrário do que muitos imaginam, as normas do trabalho não são necessárias somente em segmentos profissionais de alto risco. Alguns atributos como os equipamentos de prevenção de incêndios, por exemplo, devem para conhecer os produtos da Redentor, entre em contato conosco. Todas nossas soluções estão ao seu dispôr para você assegurar-se de sua segurança.