Contenção de Vazamentos: A Eficácia da Prevenção x Correção

Vazamentos ou derramamentos de produtos químicos, especialmente inflamáveis e/ou combustíveis, são muito perigosos, vez que provocam alto risco de morte às pessoas que estiverem próximas, bem como de contaminação do solo e meio ambiente.

Os resultados de vazamento ou derramamento podem ser desastrosos no caso de não haver planos para preveni-los, ou pelo menos, um preparo para controlar esses eventos caso ocorram. É preciso uma ação rápida para primeiro controlar e estancar o vazamento e depois sanar os prejuízos, recolhendo os resíduos ou descontaminando o meio agredido.

Os planos de prevenção e contenção pré-estabelecidos e treinados por toda a equipe são determinantes para impedir que o vazamento ocorra, ou impedir que o derramamento cause danos graves ou acidente ambiental de grandes proporções vez que cada minuto conta, o tempo e as ações tomadas nessas situações são decisivos.

Conforme explanado, para evitar todas as consequências negativas a maneira mais segura e eficaz é PREVENÇÃO para impedir que os vazamentos ou derramamentos sequer ocorram ou, ao menos, ocorram de maneira segura, evitando o contato com os humanos e o solo.

É exatamente essa a função e atuação dos PALLETS DE CONTENÇÃO DA REDENTOR, o meio mais eficaz de efetivamente conter os respingos, vazamentos ou derramamentos, com referência a norma OSHA 40 CFR 264, 175, vez que possuem bandeja de contenção cujo líquido derramado dentro do pallet ali permanece, não atingindo o solo, e pode até ser recuperado, evitando o desperdício além da contaminação do ambiente.

.A Contenção dos pallets é uma AÇÃO PREVENTIVA, que se usado corretamente e em conjunto com outros produtos como CARRO PALLET e CAVALETE COM CONTENÇÃO, para movimentação segura, tornam desnecessárias as ações corretivas como controle e recolhimento de resíduos, com absorventes, areias, filtros, mantas, etc,  vez que os produtos sequer entrarão em contato com o solo, e seu recolhimento, será simples, apenas de dentro do recipiente de contenção do Pallet ou Cavalete, sendo, como já dito, até possível a reutilização dos produtos.

.É bem verdade que existem ações corretivas para o caso de não haver EPCs eficazes para prevenção como os pallets, porém o risco de as mesmas não serem tomadas na medida e no tempo certos para conseguirem eficientemente sanar o derramamento é real e considerável. Além disso, é fato que, independentemente de quão rápida tenha sido a contenção e o recolhimento do produto, uma vez em contato com o solo, a reparação jamais será total, o solo jamais será como antes de ser atingido pelo produto químico, inflamável ou combustível.

Em respeito à vida humana e do meio ambiente, opte sempre pela PREVENÇÃO, e conheça a linha de CONTENÇÃO DA REDENTOR, pois como já dizia o velho ditado, É MELHOR PREVENIR DO QUE REMEDIAR.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Solicite seu orçamento!
Olá tudo bem?

Você pode solicitar seu orçamento e cotação por aqui!