Explosões de Tambor de Líquido Inflamável

Com grande frequência ocorrem explosões de tambores que armazenam ou armazenaram líquidos inflamáveis.

Muitos acreditam que os tambores vazios ou quase vazios não explodem, porém a realidade é outra.

O tambor pode estar sem líquido, porém o vapor residual de uma pequena quantidade de líquido é suficiente para preencher o tambor com uma mistura explosiva de ar e de vapores inflamáveis.

Consequentemente, os tambores quase-vazios podem ser até mais perigosos do que os tambores que estão cheios, ao contrário do que supõe a maioria dos trabalhadores.

Todo procedimento e operação que envolvem tambores de líquidos inflamáveis (cheios, quase vazios ou vazios) devem ser feitas com a maior cautela possível, impedindo qualquer tipo de faísca que possa causar uma explosão.

Para aumentar a segurança é aconselhável sempre instalar válvulas de alívio (de pressão) e/ou tampas com a utilização de chaves anti-faíscas.

As válvulas são utilizadas para alívio automático da pressão positiva interna do tambor com armazenamento de líquidos inflamáveis e combustíveis, prevenindo contra explosões e deformação do tambor.

E sua instalação, aperto ou desaperto deve ser realizada com uma chave anti-faísca para minimizar os riscos causados por uma faísca em operações com tambores.

Há também as válvulas dosadoras, que além de auxiliar na transferência do líquido na dosagem certa, ainda possui sistema corta-chamas, que não permite a entrada do fogo, prevenindo acidentes e explosões.

A Redentor possui todas essas soluções e muitas outras para evitar ou minimizar os riscos de explosões e incêndios. Conheça mais em nossa página de produtos e artigos.