Covid-19: a intensificação da produção de antissépticos necessita investimento em segurança contra incêndio na indústria farmacêutica.

Com o agravamento da pandemia do Covid-19, e diante do papel fundamental do álcool 70° para a redução da transmissão e combate ao vírus, desde março as indústrias farmacêuticas intensificaram a fabricação de Álcool em Gel para absorver as demandas da população, farmácias e hospitais. Inclusive algumas grandes indústrias farmacêuticas produziram grandes quantidades do insumo para doações a todo Brasil.

Outras, por sua vez iniciaram produções de outros tipos de álcool antissépticos: o etílico 70% e o etílico 80% glicerinado. Os dois produtos são utilizados para a assepsia das mãos e fundamentais no combate contra a Covid-19. Todos esses produtos são inflamáveis e, portanto, a ampliação de produção e estoque requer cuidados redobrados e investimentos pesados para se evitar acidentes, incêndios e explosões. Caso contrário, essa estratégia favorável à indústria farmacêutica e a população geral pode se transformar em uma tragédia de grandes proporções.

O aumento ou aceleração de produção em massa desses produtos, tem como consequência o aumento de estoque, movimentação e manipulação de matérias primas, bem como do produto acabado e, por esse motivo precisa ser seguido pela incrementação dos laboratórios e indústrias farmacêuticas, com aquisição de uma maior quantidade de equipamentos para Segurança desses ambientes, especificamente para armazenagem, movimentação e transferência de produtos inflamáveis, como os armários e Containeres Redentor.

Armários Corta-Fogo são utilizados para o armazenamento de líquidos inflamáveis e/ou combustíveis no estabelecimento para evitar acidentes, fiscalizações e auto de infrações, sendo obrigatórios para o armazenamento dos antissépticos acima descritos em grandes quantidades (item 6 cominado com Tabela A.2 da ABNT NBR 17505-4). Os ARMÁRIOS CORTA-FOGO REDENTOR possuem corta-chamas e vedação, eliminando riscos de alastramento de incêndio e explosões, além de preencherem todos os demais requisitos mínimos determinados pelo item 6.3 da norma, sendo o aceitável pela ABNT NBR 17505 para armazenamento desses produtos. A Redentor possui diversos modelos, sendo os mais indicados para matéria prima os ARMÁRIOS CORTA-FOGO PARA TAMBOR VERTICAL, HORIZONTAL OU DE 4 TAMBORES. E para os produtos acabados inflamáveis em maior quantidade (até 60 galões) o ARMÁRIO CORTA-FOGO STANDARD e em menor quantidade (até 30 galões) o ARMÁRIO CORTA-FOGO GABINETE.

Por ser inflamável, o Álcool 70° necessita de recipientes específicos e seguros para transporte, transferência, armazenagem e descarte, assim como os CONTAINERES REDENTOR. Para a versão líquida do Álcool, a armazenagem e transporte devem ser feitos com segurança nos contêineres anti-explosão de modelo R1 / R5/ R7 E JR7, já o R6 deve ser utilizado para descartar e transportar até central de resíduos. Por sua vez, a utilização em bancadas, mesas, dentre outros, por meio de umedecimento de panos para limpeza, o Container específico é o R2.

A preservação da vida é o principal foco, não só no combate ao Covid-19, mas também preservando todos que trabalham nas indústrias farmacêuticas de exposição à possibilidade de incêndio e/ou explosões em inflamáveis. Para isso, a Redentor está de portas abertas para atender e demonstrar as melhores e mais seguras soluções para cada tipo de produto. Entre em contato com o nosso departamento comercial e conheça nossos produtos.