Importância em treinamento e capacitação dos funcionários para uso do EPC

Entenda a importância do treinamento e capacitação dos funcionários para uso do EPC neste artigo da equipe Redentor.

Já explicamos um pouco sobre a necessidade e benefícios da aquisição e EPC (Equipamentos de Proteção Coletiva), nos estabelecimentos e indústrias cujas atividades ou processos englobem Armazenagem, Movimentação ou Transferência de Líquidos Inflamáveis e/ou Combustíveis. Inclusive, já demonstramos como a amortização desses equipamentos pode ser feita por inúmeras variáveis, dentre as quais citamos Risco de Incêndio, Auditorias de Certificação, Inspeção do Corpo de Bombeiros para AVCB, insalubridade de ambiente, entre outros, e por isso se torna rápida e eficiente.

Todavia, há um detalhe muito importante, que embora nos pareça subentendido, muitas vezes é deixado de lado pelas Empresas, prejudicando inclusive a eficiência dos produtos e segurança do ambiente e funcionários. Esse “pequeno” detalhe é: treinamento e capacitação dos funcionários sobre a maneira correta de utilização dos EPCs. Não basta apenas adquirir os Equipamentos de Segurança Coletiva como Armários e Containeres se os colaboradores que têm acesso aos produtos e fazem parte do procedimento de Armazenagem, Movimentação ou Transferência de Líquidos Inflamáveis e/ou Combustíveis, não souberem ou não usarem de maneira correta.

O primeiro ponto do treinamento deve ser a obrigatoriedade de utilização dos EPCs em todas as circunstâncias. Depois, devem ser explicados quais os procedimentos cujos EPCs são necessários e qual a maneira correta de utilização de cada EPC. De nada adianta apenas ter um EPC se ninguém utiliza, ou utiliza incorretamente, no momento de vistorias, auditorias, laudos ou inspeções dos mais diversos órgãos, o EPC existente pode demonstrar uma preocupação da empresa com a Segurança, porém a sua não utilização correta pode até mesmo anular a existência deles.

Por exemplo: qual a utilidade de ter um armário de segurança, se os Líquidos Inflamáveis e/ou Combustíveis não estiverem armazenados dentro do armário, ou se o mesmo não estiver fechado? Se os funcionários por desconhecimento ou falta de vontade deixarem as portas do armário abertas por todo o dia, não será eficaz. O mesmo ocorre para os containeres e outros EPCs. Apenas com a utilização efetiva e correta dos EPCs é que os mesmos poderão garantir a segurança do ambiente e funcionários, bem como trazer os benefícios, ou impedir os prejuízos citados no artigo anterior. Por isso, não se esqueça de tornar obrigatório seu uso e treinar os funcionários.