EPC – Equipamentos de Proteção Coletiva – Importância e Vantagens

Para que servem os equipamentos de proteção coletiva? Leia mais sobre o assunto neste artigo da Redentor.

Os Equipamentos de Proteção ColetivaEPC são equipamentos, dispositivos e sistemas que auxiliam na segurança do trabalhador dentro do local da empresa. São utilizados de forma coletiva, destinados a proteger a saúde e a integridade física dos profissionais que trabalham em ambientes que apresentam riscos, assim protegem de forma geral, atingindo todos os funcionários.

Entre os principais objetivos do uso dos equipamentos de proteção coletiva, estão:

1 – Evitar acidentes que envolvam tanto os trabalhadores, como também outras pessoas que venham a estar presentes naquele local de trabalho;

2 – Minimizar perdas e aumentar a produtividade da empresa através de uma melhora nas condições de trabalho;

3 – Neutralizar ou ao menos reduzir os riscos que anteriormente eram comuns em um determinado local de trabalho.

Os EPCs possuem muitas vantagens como proteger uma grande quantidade de pessoas, além de não ser incômodo ou não depender do funcionário para utilização e nem de fiscalização para uso; a médio e longo prazo tem um custo melhor, porque se trata apenas de um investimento inicial de aquisição do material, já que a sua durabilidade geralmente é bem longa; é mais fácil de controlar e fazer manutenção; melhora a qualidade de vida e muitas vezes melhora a produtividade.

Existem casos em que o EPC pode substituir a utilização do EPI, nesses casos, para a empresa é sempre mais vantajoso optar pelo EPC, por conta das vantagens já citadas, em principal a dispensa de supervisão de uso, os menores custos e a maior abrangência da segurança a todos funcionários e visitantes. Existem diversos tipos de EPC e eles variam de acordo com o tipo de trabalho que é exercido.

Nesse contexto, os Armários Corta-Fogo são Equipamentos de Proteção Coletiva previstos por norma brasileira e internacional quando o local de trabalho está sujeito à armazenamento ou transferência de líquidos inflamáveis e/ou combustíveis, dependendo da classificação do líquido e da quantidade. Além disso os contêineres de Segurança da Redentor também reduzem o risco de insalubridade e periculosidade no trabalho.