Aplicação do AVCB

Para que serve o AVCB, documento emitido pelo Corpo de Bombeiros em estabelecimentos e edificações?

O AVCB é um documento que afirma que o local foi vistoriado e está em conformidade com a segurança contra incêndio e pânico, previstos no PPCI (Plano de Prevenção e Combate de Incêndios) e em demais legislações. A obtenção do AVCB é imprescindível à regularização de qualquer tipo de empresa com sede física e condomínios, sendo o meio pelo qual o Corpo de Bombeiros atesta aos órgãos públicos estatais e municipais a segurança do estabelecimento e permite assim, a circulação regular de pessoas e bens dentro das edificações.

Legislação que prevê o AVCB existe em primeiro lugar com o fim de preservar a vida das pessoas em caso de incêndio, e em segundo lugar preservar o patrimônio material, minimizando ao máximo as chances de que um incêndio não só aconteça, mas progrida, e para isto, a legislação define regras para a instalação de extintores, hidrantes, alarmes, sinalizações, iluminação e saídas de emergências.

Além de assegurar a preservação da vida e dos bens materiais, a não obtenção da AVCB pode invalidar uma apólice de seguro em caso de sinistro, e muitas vezes gerar multa ou até o fechamento de imóveis. Muitas seguradoras oferecem descontos e benefícios para empresas que comprovam conformidade com todas as normas. A validade do AVCB difere de estado para estado e também de acordo com a finalidade para qual o estabelecimento é usado.

Algumas das providências necessárias para se obter o AVCB:  instalação de escadas e patamares com corrimão; Portas corta-fogo e coluna de ventilação; Iluminação de emergência e sinalização de rota de fuga; Instalação de extintores, hidrantes, sprinklers, detectores de fumaça e temperatura, acionadores manuais de alarme e bomba d´água se necessário; Treinamento da brigada de incêndio para funcionários da empresa ou edifício; Uso de material anti-chama na fiação elétrica e de revestimento (divisórias, forros, etc) e a segurança das instalações de armazenamento de gases e combustíveis.; Laudos atualizados de engenheiros especializados que garantam a integridade de certos itens (SPDA para para-raios, laudo de estanqueidade do gás, entre outros).

Dentre as providências necessárias para obtenção do AVCB está a  segurança das instalações de armazenamento de gases e combustíveis, escopo principal dos produtos Redentor, como armários Corta-Fogo e Contêineres Anti-Explosão, que se demonstram os meios mais corretos, e, às vezes, até mesmo obrigatórios para garantir respeito às normas reguladoras de segurança sobre armazenamento de inflamáveis e/ou combustíveis, e, por consequência segurança contra incêndio, facilitando assim a obtenção do AVCB.

O Armário Corta-Fogo Redentor é um EPC (Equipamento de Proteção Coletiva) previsto por normas nacionais e internacionais, sendo em alguns casos até mesmo obrigatório. Nesses casos, a ausência desse equipamento poderá impedir a emissão do AVCB pelo Corpo de Bombeiros, até a regularização com aquisição de armários corta-fogo, como aconteceu, por exemplo, com uma grande indústria de produtos de higiene bucal cuja sua nova sede teve a inauguração adiada pela não emissão do AVCB por conta da ausência de armários Corta-Fogo, até a regularização.

Para que isso não aconteça em seu estabelecimento, é necessário “arrumar a casa” antes do início do processo de vistoria no local/edificação, ou seja, é necessário o levantamento de medidas estruturais, técnicas e organizacionais integradas para garantir a edificação um nível ótimo de proteção no segmento de segurança contra incêndios e pânico.

Nesse contexto, caso existam situações de armazenamento e/ou transferência de produtos combustíveis e/ou inflamáveis, nossos consultores técnicos poderão ajudar na análise de quais produtos são necessários para regularizar o estabelecimento antes da vistoria do AVCB.  Consulte-nos!