Causas e prevenção de incêndios

Um incêndio sempre é um evento bastante indesejado, responsável por causar danos severos e, por vezes, permanentes para o bem estar humano e do patrimônio. As causas de um incêndio podem ser inúmeras, e é sempre muito importante atentar-se sobre tais fatores para evitar acidentes futuros.

De modo geral, as principais causas de um incêndio podem ser divididas em dois tipos: causas naturais, quando o incêndio é gerado por meio de fenômenos da natureza, independente de ações humanas, como a ação da queda de um raio; e causas artificiais, quando o incêndio inicia-se por alguma ação humana, seja esta: acidental, proveniente de descuido e falta de medidas preventivas eficientes, como equipamentos de segurança contra incêndios; ou proposital, por ato criminoso.

Na maioria dos casos, um incêndio costuma iniciar-se por problemas com a eletricidade, responsável por gerar cargas de alto potência. Além disso, vazamentos de gás e contato do fogo com substâncias inflamáveis também destacam-se como causadores de inúmeros acidentes. No entanto, independente da causa, todo incêndio possui alto poder destrutivo, sendo muito perigoso para o patrimônio e, principalmente, para a vida. Em caso de emergências, ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros.

Sobretudo, a Redentor, empresa líder em seu segmento há 40 anos, disponibiliza uma série de produtos e soluções que visam prevenir incêndios em empresas, indústrias e diversos tipos de ambientes. Caso busque a implantação de recursos de proteção contra incêndios, entre em contato conosco. Sua vida é o que mais importa!